
A Prefeitura de Lagarto implantou um novo desvio provisório após a interdição total de um trecho da Rodovia SE-270, conhecido como Estrada da Barragem. A medida foi anunciada nesta segunda-feira, 4, e visa garantir a mobilidade na região enquanto o trecho interditado passa por obras emergenciais.
A interdição ocorreu no último sábado, 2, após a Defesa Civil identificar risco iminente de colapso da pista, causado por erosão severa. De acordo com o tenente-coronel Silvio Prado, diretor da Defesa Civil, o problema foi agravado por falhas na drenagem e má gestão da bacia da barragem. “Agimos preventivamente para evitar uma tragédia”, explicou.
Novo trajeto provisório
O desvio orienta os motoristas a passarem pelo posto de Itabaiana, virar à direita no trevo (rua do posto), descer até o bairro Jardim Campo Novo, pegar à esquerda e seguir até o acesso que leva à Fraso e à indústria Maratá. O acesso ao campus Lagarto do Instituto Federal de Sergipe (IFS) segue liberado, pois o trecho onde está localizado não foi comprometido.
Para melhorar as condições do trajeto, a Secretaria Municipal de Obras (Semob) realiza intervenções emergenciais, como a aplicação de fresa na área não pavimentada do Jardim Campo Novo. “Estamos facilitando a passagem de caminhões pesados e garantindo melhores condições para os mais de 3 mil usuários diários daquele trecho”, afirmou o secretário Camilo Roriz.
O material asfáltico está sendo fornecido pelo Governo do Estado. A recuperação definitiva da rodovia, sob responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), será executada por empresa já contratada.
Enquanto isso, o local permanece sob monitoramento técnico constante.