O Departamento de Trânsito e Transporte Urbano de Lagarto (DTTU) divulgou um alerta, após flagrar um motociclista realizando uma manobra proibida no cruzamento da rodovia SE-270 com a Avenida Presidente Vargas, em Lagarto.
De acordo com o DTTU, deixar de virar à direita em uma via onde a sinalização indica tal obrigatoriedade, como no caso específico do cruzamento mencionado, é uma infração de trânsito que acarreta sérios prejuízos para o fluxo de veículos. Corresponde a Infração do ART. 187, I do CTB.
Transitar em locais e horários não permitidos pela regulamentação estabelecida pela autoridade competente:
para todos os tipos de veículos:
Infração – média (4 pontos)
valor: R$ 130,16
A placa de sinalização que determina a conversão obrigatória à direita tem o objetivo de organizar o tráfego, evitar congestionamentos e garantir a segurança dos motoristas e pedestres. Quando um condutor ignora essa regra e segue em frente ou realiza uma manobra não permitida conforme esse flagrante, ele não apenas desrespeita a legislação de trânsito, mas também causa interrupções significativas no fluxo da rodovia.
No caso do cruzamento mencionado, a Rod. SE-270 é uma via de grande circulação, e qualquer desrespeito à sinalização nesse ponto crítico pode gerar retenção do fluxo, aumentar o tempo de deslocamento dos demais motoristas e elevar o risco de sinistros de trânsito. Além disso, a infração compromete a eficiência do sistema viário, dificultando a fluidez do trânsito e podendo até mesmo ocasionar multas e penalidades para o condutor infrator.