domingo, dezembro 22, 2024
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
HomeDestaquesProfessores da rede estadual de ensino em Lagarto participam do Projeto Ser...

Professores da rede estadual de ensino em Lagarto participam do Projeto Ser Cidadão em Brasília

O Projeto SerCidadão, realizado pela Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), por meio do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), enviou 15 professores dos ensinos fundamental e médio da rede estadual de ensino de Sergipe para participar da 1ª Edição da “Formação de Professores do Programa SerCidadão”, em Brasília. O evento é um vínculo da Rede de Educação Cidadã do Estado de Sergipe com a Rede Nacional de Educação Cidadã e acontece até o dia 15 de agosto.

O projeto está presente em 26 escolas de todas as Diretorias Regionais de Educação (DREs), contando com 35 professores da rede que têm o foco de formar uma geração de cidadãos conscientes e comprometidos com a democracia, oferecendo atividades gratuitas para fortalecer a formação e participação de crianças e jovens, promovendo os direitos humanos e a educação cidadã democrática.

A técnica do Dase que coordena o projeto, Isabela Mazza, afirma que Sergipe é o primeiro estado do Brasil a trabalhar com educação cidadã para democracia. “A formação busca desenvolver melhor as habilidades pedagógicas, imergindo os professores em conhecimentos sobre a educação cidadã para serem trabalhados em sala de aula”, afirma.

A coordenadora pontua que todos os professores que fazem parte do projeto irão realizar as formações para se manterem capacitados e reafirmarem o objetivo do projeto. “A ideia é que esses professores sejam formados e capacitados para educação para a cidadania, que eles repliquem isso dentro das suas escolas com seus alunos, fazendo também com que eles sejam multiplicadores de conhecimento. Então, essa vivência está sendo muito importante para trabalharem com mais efetividade nas salas de aula”, complementa Isabela.

Dos 35 professores envolvidos no projeto, 15 estão participando da formação. Eles são professores dos Colégios Estaduais: Atheneu Sergipense, Aracaju; General Calanzans e Professor Fernando Azevedo, de Nossa Senhora das Dores; Abelardo Romero Dantas e Cláudio Monteiro, em Lagarto; dos Centros de Excelências: José Carlos Sousa, em Aracaju; Epifânio Dória, Poço Verde, e Senador Walter Franco, de Estância; além das Escolas Estaduais: Senador Lourival Fontes, Aracaju, e Escola Estadual Rural Engenheiro José Carvalho, Tobias Barreto.

Eles participam de visitas e formações no Senado Federal, na Escola de Cidadania da Câmara dos Deputados, Supremo Tribunal Federal (STF), Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Controladoria Geral da União (CGU), Ministério Público Federal (MPF), Associação dos Juízes Federais e Gabinetes Parlamentares.

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular