Seis bombas de combustíveis são interditadas pelo ITPS em Sergipe

Operação Abastecimento Seguro do ITPS fiscalizou 150 bombas e produtos automotivos em Sergipe, com apoio da Polícia e Procon.

Isto é Lagarto

O Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), órgão delegado do Inmetro, interditou seis bombas de combustíveis em quatro postos do estado durante a Operação Abastecimento Seguro, realizada entre os dias 15 e 19 de setembro. O resultado da ação foi divulgado nesta quarta-feira (24).

A operação, realizada em todo o país, tem como objetivo combater irregularidades que prejudicam os consumidores e comprometem a concorrência justa. No total, 150 bombas de combustíveis foram fiscalizadas, incluindo produtos automotivos vendidos pelos estabelecimentos.

Além das bombas de combustíveis líquidos, foram inspecionados dispensers de Gás Natural Veicular (GNV), extintores de incêndio, oficinas de manutenção autorizadas e o Agente Redutor Líquido de NOx Automotivo (Arla 32). Durante a operação, um gerente de posto foi conduzido à delegacia do consumidor pela Polícia Civil para prestar esclarecimentos sobre as irregularidades encontradas.

Segundo o diretor-presidente do ITPS, Kaká Andrade, os ensaios metrológicos realizados no local comprovaram a instabilidade das bombas de gasolina e de GNV. “Assim que foram reprovadas, interditamos as bombas para evitar danos financeiros ao consumidor”, explicou.

O Inmetro determina que todas as bombas de combustíveis veiculares devem conter o selo de certificação, tanto para líquidos quanto para GNV. Estabelecimentos com irregularidades são orientados a corrigir os procedimentos, sob pena de multa que pode variar de R$ 100 a R$ 1,5 milhão.

Os consumidores devem observar o selo do Inmetro, verificar a mangueira, o painel e demais itens utilizados para abastecer. Em caso de irregularidade, devem contatar a ouvidoria do ITPS.

A operação contou com apoio da Polícia Civil, Polícia Militar, Procon Sergipe e Ministério Público de Sergipe (MPSE), garantindo maior segurança e transparência durante a fiscalização.

Como denunciar:

  • Telefone: (79) 3198-8822
  • E-mail: ouvidoria@itps.se.gov.b
  • Atendimento presencial: Rua Campo do Brito, 371, bairro 13 de Julho, Aracaju
bombas de combustíveis Sergipe
(Foto: Ascom ITPS)
Compartilhe este artigo