Na manhã desta sexta-feira, 24, a Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic) realizou em Lagarto a última oficina do programa Papai Tá Aqui. Durante três meses, o programa promoveu rodas de conversa, palestras e oficinas voltadas para os pais, com reflexões sobre o papel fundamental da paternidade no desenvolvimento emocional e social das crianças.
Inspirado na Lei Federal nº 13.257/2016 — a Lei da Primeira Infância — o Papai Tá Aqui contou com o apoio da Fundação Van Leer e do Urban95, integrando as ações da Política Estadual da Primeira Infância – Ser Criança. O objetivo da iniciativa é incentivar uma presença mais ativa, afetiva e constante dos pais na vida das crianças, desde a gestação até os seis anos de idade.
O evento de encerramento contou com a presença da secretária da Seasic, Érica Mitidieri, da vice-prefeita de Lagarto e secretária municipal de Assistência Social, Suely Menezes, além de técnicos da Diretoria da Primeira Infância. Durante o evento, a secretária Érica Mitidieri destacou a importância da ação: “O Papai Tá Aqui reforça que cuidar de uma criança é papel de todos — especialmente do pai. Foram momentos de aprendizado, troca e fortalecimento dos laços entre pais e filhos. Seguimos com o coração cheio de gratidão por cada história e pelo envolvimento dos participantes nesta jornada pela paternidade ativa e afetuosa”.
Ao longo de seis ciclos de oficinas, temas como “Sou pai, e agora?”, “Pai de bebê recém-nascido”, “Pai, brinca comigo”, “Pai que educa sem violência”, “Pai na era digital” e “Pai que protege” despertaram nos participantes uma nova compreensão sobre a paternidade e sua importância na primeira infância.
Elenilson Barbosa Siqueira, pai de duas crianças atípicas e presença constante nas oficinas, emocionou a todos ao compartilhar sua experiência. “Aprendi muito sobre a educação dos filhos e como guiá-los pelo caminho certo. É fundamental a participação dos pais na criação e no ensinamento dos filhos. Somos guerreiros e precisamos continuar nessa missão, moldando o futuro das nossas crianças”, afirmou.
Com o fim das oficinas, o programa Papai Tá Aqui mobilizou pais, profissionais da rede pública e a sociedade em geral, promovendo um debate sobre paternidade ativa, masculinidade cuidadora e vínculos afetivos. A ação reforça o compromisso do Governo de Sergipe com o fortalecimento do papel paterno na primeira infância e com a ampliação das práticas de paternidade positiva em todo o estado.
O programa é parte das ações estratégicas da Política Estadual da Primeira Infância – Ser Criança, coordenada pela Seasic, e visa promover o desenvolvimento integral de meninos e meninas sergipanos, reafirmando o compromisso do Governo de Sergipe com uma infância mais acolhedora e cheia de afeto.

