
A Prefeitura de Lagarto, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), determinou a interdição temporária da escada de acesso à cachoeira do Saboeiro, localizada a 20 km do Centro, em uma ação que visa reduzir os riscos para os moradores e turistas que visitam o local em busca de lazer.
A decisão foi tomada após uma visita técnica realizada nesta terça-feira, 1º, onde foram identificadas falhas estruturais e a ausência de corrimão adequado, tornando a escada insegura para o uso público. O secretário municipal de Turismo, Wedson Andrade, destacou que a medida é necessária para garantir a segurança dos visitantes: “A escada não atende aos padrões exigidos, e por isso, decidimos pela interdição temporária até que os problemas sejam corrigidos.”
O processo de revitalização da cachoeira, iniciado em meados de 2024, foi interrompido pela gestão anterior. No entanto, em abril de 2025, uma ação intersetorial com a participação de diversas secretarias municipais, associações e representantes da comunidade resultou em melhorias paliativas, como roçagem e limpeza das piscinas ao redor da cachoeira.
Enquanto a escada permanece interditada, a Prefeitura continua pressionando para o avanço do projeto de reestruturação, com o objetivo de proporcionar mais segurança e preservar o local como um importante ponto turístico de Lagarto.

