quarta-feira, abril 23, 2025
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
HomeNotícias LagartoPlanejamento da Prefeitura e ações preventivas garantem sucesso do Lagarto Folia 2025

Planejamento da Prefeitura e ações preventivas garantem sucesso do Lagarto Folia 2025

Música, alegria, irreverência e planejamento são alguns pontos que podem definir o Lagarto Folia 2025, micareta realizada pelo Governo do Estado, através da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap), que reuniu, entre os dias 19 e 21 deste mês, cerca de 50 mil pessoas, de acordo com a estimativa da organização. A Prefeitura de Lagarto, de forma intersetorial, garantiu todo o apoio institucional, oferecendo o suporte logístico em áreas como segurança, saúde, trânsito e acessibilidade, a partir de ações preventivas e planejamento estruturado dos serviços. 

Visando proporcionar total conforto aos foliões e àquelas pessoas que residem na região onde ocorreu o carnaval fora de época, foram instalados pontos de atendimento à saúde, além da segurança que foi reforçada pelos serviços da Guarda Municipal (GML) e do Departamento de Trânsito e Transportes Urbanos (DTTU). 

Saúde

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) disponibilizou uma equipe formada por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuaram em um dos pontos estratégicos do circuito. De acordo com o levantamento realizado pela pasta, um total de 26 atendimentos foram realizados nos três dias de Lagarto Folia. Destes, seis pacientes precisaram ser encaminhados para o Ambulatório 24h José Maroto e dois, para o Hospital Universitário.

O documento especifica que 13 atendimentos foram motivados por intoxicação alcoólica, quatro por corte ou ferimentos leves, um atendimento por entorse, dois por crise hipertensiva, dois por hipoglicemia, três por desmaios, e um por transtorno de ansiedade.

Acessibilidade

Visando garantir que pessoas com deficiências e acompanhantes pudessem vivenciar a festa de forma inclusiva e confortável, o Governo do Estado disponibilizou o Camarote da Acessibilidade, com cadastros previamente realizados pela Secretaria Municipal de Inclusão das Pessoas com Deficiência, Acessibilidade e Direitos Humanos (Seminc). Foram inscritas 80 pessoas (40 PCDs e 40 acompanhantes), mas, de acordo com a secretária da Seminc, Manoela da Lagartense, o número de pessoas que passaram pelo camarote foi maior que o de inscritos haja vista a procura espontânea. 

“O fluxo de visitantes foi mais intenso no segundo dia da festa, quando contamos com um número considerável de pessoas com condições específicas que permaneceram até a passagem do último trio elétrico. É importante destacar que o fluxo no camarote era rotativo, permitindo que os visitantes optassem por aproveitar o espaço por períodos variados. A alegria que pude observar nos rostos daqueles que estiveram presentes foi indescritível. Mães e idosos com dificuldade de locomoção ou fibromialgia nos relataram o quanto foi significativo para eles terem a oportunidade de acessar um ambiente festivo adequado. Ver crianças, adolescentes e adultos dançando e celebrando a inclusão foi um cenário emocionante que nos motiva a seguir em frente com nosso trabalho”, celebrou.

Segurança

Segundo o diretor da GML, Édipo Moraes, nos três dias de Lagarto Folia, a Guarda Municipal atuou na área externa do evento reforçando o policiamento ostensivo. “Durante os dias de festa foram prestados dois auxílios de primeiros socorros a pessoas que passaram mal e, após os atendimentos iniciais, as conduzimos até o Ambulatório 24h José Maroto. Também foram realizadas abordagens a alguns indivíduos suspeitos e, em conjunto com a Polícia Civil, recuperamos três aparelhos telefônicos que foram furtados durante a festa. Além disso, atuamos no auxílio aos foliões, e realizamos o patrulhamento na área externa do evento, atentos à entrada e saída de transeuntes”, destacou.

Trânsito

O diretor do Departamento de Trânsito e Transportes Urbanos (DTTU), Juliano Prata, explicou a execução do planejamento que garantiu a tranquilidade do trânsito nos dias do festejo. “O que marca a  boa condução dos serviços é o trabalho preventivo que realizamos. Antes mesmo de iniciar o evento, as nossas equipes já estavam na rua trabalhando fazendo rondas, e isso já minimiza os problemas no decorrer do evento, proporcionando a fluidez do trânsito, principalmente, no embarque e desembarque dos foliões, que geralmente é o maior gargalo”, disse.

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular