Iguá Sergipe identifica mais de 30 ligações irregulares de água durante fiscalização em Lagarto

Ação antecipa projeto Se Liga e busca combater furto de água no município

Isto é Lagarto
Equipes da Iguá Sergipe realizam fiscalização para identificar ligações irregulares de água em Lagarto.

A Iguá Sergipe realizou uma ação de fiscalização em Lagarto e identificou mais de 30 ligações irregulares de água desde o início das operações, em 12 de janeiro. A iniciativa antecipa a implantação do projeto Se Liga, que tem como objetivo intensificar o combate ao furto de água no estado.

Fiscalização começou após baixa pressão na rede

De acordo com a concessionária, as inspeções foram iniciadas após a identificação de baixa pressão na rede de abastecimento, mesmo com fornecimento constante. A situação indicava a possível existência de irregularidades no sistema.

Durante as verificações, imóveis que estavam fora da base de clientes ativos foram regularizados e passaram a integrar oficialmente o sistema de abastecimento.

Ligações clandestinas afetam abastecimento

Segundo a Iguá Sergipe, o furto de água é um dos fatores que contribuem para queda de pressão e falhas no fornecimento em determinadas regiões. Além das ligações clandestinas, as equipes também identificaram intervenções indevidas nas redes de distribuição, comprometendo a vazão e prejudicando outros consumidores.

Moradores também procuraram espontaneamente as equipes para regularizar a situação de seus imóveis.

Projeto Se Liga será intensificado

A concessionária informou que pretende ampliar as fiscalizações em toda a área de atuação, com a meta de inspecionar e regularizar milhares de ligações irregulares.

A regularização permite maior controle do consumo por parte do usuário, principalmente por meio da medição adequada, além de contribuir para o uso consciente da água.

A empresa também acompanha ocorrências de furtos de materiais em estruturas do sistema de abastecimento no interior do estado, situações que impactam diretamente o funcionamento das redes.

Compartilhe este artigo