Nesta sexta-feira (27), a Secretaria de Segurança Pública (SSP) divulgou que os índices de criminalidade reduziram em 2024 no município de Lagarto, situado no centro-sul sergipano.
A cidade se destacou pela ausência de ocorrências de feminicídio neste ano, assim como pela redução de 70% nos crimes de homicídio, conforme levantamento realizado até o dia 27 de dezembro.
De acordo com o delegado Paulo Cristiano, responsável pela Delegacia Regional de Lagarto, os números de criminalidade deste ano são os melhores dos últimos anos. A diminuição dos homicídios e a apreensão de armas e drogas são os principais indicadores do sucesso das ações policiais.
Neste ano, computado até o dia 27 de dezembro, foram registrados 11 homicídios dolosos, um número consideravelmente inferior ao dos anos anteriores. Para o delegado, essa redução foi alcançada graças ao combate ao tráfico de drogas e ao desarmamento, que têm sido essenciais para reduzir os índices de violência, já que o tráfico de entorpecentes é, muitas vezes, o principal motivador dos homicídios na região.
Outro dado importante revelado pelo delegado foi a ausência de feminicídios em Lagarto neste ano. A polícia intensificou as investigações e a execução de medidas cautelares, além de promover ações de prevenção, como a orientação e proteção às mulheres em situação de risco.
Além disso, a Polícia Militar teve papel crucial na redução dos índices de criminalidade. O tenente-coronel Gilmar Santana, comandante do 7º Batalhão de Polícia Militar (7º BPM), ressaltou que, em 2024, a PM intensificou o patrulhamento ostensivo e o atendimento às ocorrências registradas no COPOM.
Ainda segundo a SSP, a integração entre as forças de segurança tem sido um dos pilares do sucesso nas ações de combate à criminalidade. O apoio mútuo entre as instituições contribui diretamente para a redução dos índices de criminalidade e para a criação de um ambiente mais seguro para os cidadãos de Lagarto.