Governo Lula demite aliado de Gustinho Ribeiro após voto contrário no Congresso

Exoneração atinge apadrinhados de parlamentares que votaram contra medidas prioritárias do governo.

Isto é Lagarto

O Governo Federal exonerou Marcos Vander Costa da Cunha, coordenador estadual do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) em Sergipe, que havia sido indicado pelo deputado federal Gustinho Ribeiro (Republicanos-SE).

A decisão partiu do Palácio do Planalto e integra uma ação coordenada pela Secretaria de Relações Institucionais (SRI), que vem promovendo uma série de substituições em cargos federais ocupados por aliados de parlamentares considerados desalinhados ao governo.

Fontes internas afirmam que as exonerações são analisadas caso a caso e têm como alvo indicações de deputados que têm votado contra pautas prioritárias para o presidente Lula.

Voto contra o governo pesou

Gustinho Ribeiro, que atua alinhado ao líder do Republicanos na Câmara, Hugo Motta (PB), contrariou o Planalto ao votar pelo arquivamento de uma medida provisória defendida pela equipe econômica como fundamental para o equilíbrio das contas públicas. O gesto foi interpretado como um afastamento da base.

Outras exonerações em órgãos federais

As mudanças foram oficializadas na edição de segunda-feira (13) do Diário Oficial da União. Além do cargo no Dnocs, também houve exonerações em:

  • Sudene (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste)
  • Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba) — este último ligado ao ex-deputado André Moura

A movimentação é vista como parte de uma reconfiguração estratégica da ocupação política nos órgãos federais no Nordeste.

exoneração aliado Gustinho Ribeiro
Gustinho Ribeiro e Marcos Vander Costa |Reprodução
Compartilhe este artigo