Festival da Mandioca 2025 promove inclusão com camarote da acessibilidade e intérpretes de Libras

Isto é Lagarto

Com foco em garantir que todos tenham acesso às celebrações juninas, a Prefeitura de Lagarto incluiu no Festival da Mandioca um espaço exclusivo voltado às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, o Camarote da Acessibilidade. Instalada em área estratégica da praça do Tanque Grande, com visão privilegiada dos dois palcos principais, a estrutura oferece segurança e comodidade para que esse público possa aproveitar a festa com conforto, respeito e visibilidade. Além disso, intérpretes de Libras atuam nos palcos, ampliando o alcance da programação e promovendo uma experiência mais acessível para todos.

A iniciativa é fruto do compromisso da gestão do prefeito Sérgio Reis com uma Lagarto mais inclusiva, que acolhe, respeita e garante o direito à participação plena nas festas populares. Com uma estrutura ampla, segura e equipada para atender PcDs e seus acompanhantes, o camarote funcionará durante todos os dias de programação musical. 

“Montamos um camarote com toda a estrutura necessária para que as pessoas com deficiência e seus acompanhantes pudessem participar da nossa festa de uma posição estratégica, com visão privilegiada dos palcos. É um camarote que possui amor, acessibilidade, segurança e igualdade. Quero parabenizar as nossas secretárias da Inclusão, Lissandra e da Assistência Social, Suely, que é minha vice, pelo belo trabalho”, afirmou o prefeito Sérgio Reis, que visitou o espaço nesta terça-feira, 24, segundo dia de programação.

Idealizado como parte das ações previstas no plano de governo do gestor municipal, o camarote foi viabilizado por meio da Secretaria Municipal da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Acessibilidade e Direitos Humanos (Seminc), com um cadastro prévio de participantes. Segundo a secretária da pasta, Lissandra Machado, o espaço cumpre uma função social essencial. “Esse espaço foi pensado com muito carinho para dar mais comodidade, segurança, igualdade e, acima de tudo, amor às pessoas com deficiência. Hoje estamos superando as expectativas de participação e isso nos emociona, porque representa o acolhimento que essa festa promove”, pontuou.

O impacto da iniciativa já pôde ser sentido por quem participou da segunda noite de shows. Luciana Santos levou o filho para assistir ao show de Luan Santana, realizando um sonho. “É a primeira vez que a gente participa de um evento desse. O camarote ficou muito bom, organizado, em uma posição estratégica. Só tenho a agradecer pela oportunidade e pela experiência. Todos somos iguais e merecemos essa atenção”, disse, emocionada.

Vitória Kelliane Aragão também celebrou a oportunidade de acompanhar de perto seu artista favorito. “É a primeira vez que venho ao show de Luan Santana e fiquei muito feliz. Sei todas as músicas e meu coração ficou acelerado só de saber que estaria aqui”, contou, empolgada.

Simone Alves, que veio da cidade de Tobias Barreto acompanhando o irmão Welisson Alves, destacou o diferencial da estrutura. “Com certeza faz toda a diferença. É um espaço que traz conforto, segurança e comodidade, ainda mais com o tempo chuvoso. Nunca tinha vindo ao camarote e estou encantada”, afirmou.

As ações de acessibilidade continuarão até o fim da programação do Festival da Mandioca, fortalecendo a proposta de uma festa popular, diversa e democrática, onde todos têm vez e voz.

Fonte: Prefeitura de Lagarto

Compartilhe este artigo