Festival da Mandioca 2025: primeira noite de shows nos palcos Artur Reis e Valmir Monteiro atrai multidão com riqueza de ritmos e animação

Isto é Lagarto

A partir desta segunda-feira, 23, a Praça do Tanque Grande ferve com a primeira noite de shows nos palcos Artur Reis e Valmir Monteiro, durante a programação do Festival da Mandioca 2025, festa realizada pela Prefeitura Municipal de Lagarto. A abertura oficial do espaço contou com uma sequência de apresentações que combinam a valorização das tradições locais, a riqueza da diversidade dos ritmos musicais brasileiros, em especial nordestino, e a presença de um público animado e orgulhoso. Passaram pela Capital Nacional da Vaquejada nesta véspera de São João artistas da terra e de repercussão nacional, como Fabricio Sandes, Samyra Show, João Gomes, Marcelo Balla, Matheus & Kauan e Manim Vaqueiro, encantando lagartenses e visitantes. 

Os nomes dos palcos homenageiam ex-prefeitos proeminentes na história da cidade, uma escolha da Comissão Permanente de Eventos do Município de Lagarto (CPEL), que busca resgatar a rica história de realização de eventos na mais importante cidade da região Centro-Sul. Uma forma também de fazer com que os visitantes também conheçam a trajetória de lideranças que geram identificação e orgulho nos lagartenses. 

“O Festival da Mandioca já é uma realidade, e nós estamos felizes pelo público que lotou a arena nesta primeira noite. E essa festa vai além de shows, pois ela aquece a economia local em todos os sentidos, seja no comércio, na rede hoteleira, que está com sua capacidade máxima. E quando a gente fala de receptivo, é sobre pessoas que vêm de outras localidades para aproveitar a festa e conhecer nossas belezas naturais e a nossa culinária, por exemplo. Então, a sensação é de muita alegria, pois temos como aliados os nossos munícipes que não escondem o orgulho de serem lagartenses”, celebrou o secretário Municipal de Turismo (Semtur), Wédson Andrade, que também é presidente da Comissão Permanente de Eventos (CPEL). 

O primeiro show, do sergipano Fabricio Sandes, que mora há quase 20 anos em Lagarto, e participou da primeira edição, deu o tom especial que marcou a noite e madrugada inteiros. Ele conseguiu contagiar o público com regravações de grandes sucessos e músicas autorais de um arrocha que cada vez mais tem ganhado o país. 

“É muito gratificante para mim participar mais uma vez. A ansiedade estava a mil, mas feliz para caramba de apresentar meu novo projeto o Arrocha do FS. Eu só tenho a agradecer a toda a galera da Prefeitura, ao prefeito Sérgio Reis, assim como ao secretariado que organiza esse evento”, conta. 

A voz potente de sempre da cantora Samyra Show fez ecoar clássicos do forró, esse ritmo tão caro aos nordestinos, que fizeram a chuva que começou a cair se misturar à emoção que ressoava por toda a praça de eventos, fazendo mais uma vez a conexão Cariri-Lagarto um sucesso.

“Voltar a Lagarto significa muito para mim, estou muito feliz. O interior, assim como as capitais, me abraçam, mas tocar no interior é algo mais aconchegante, algo mais raiz. Então, me sinto muito lisonjeada e honrada em participar desse São João aqui”, diz a “Diferentona”. 

Logo depois da veterana veio uma estreia marcante, que colocou o cantor  Marcelo Balla entre as estrelas que já arrastaram uma multidão na cidade. Vestido com uma camisa pintada à mão, cheia de símbolos da cultura local, tocando músicas do seu álbum “Lambregão de São João”, garantiu que ninguém ficasse parado. 

“Estou muito feliz, é uma realização grande porque Lagarto é uma cidade que tem me abraçado demais. Então, eu venho aqui com o coração cheio, transbordando de alegria. Agradeço primeiramente a Deus pela oportunidade de me apresentar em um palco como esse, um festival histórico, o maior de todos os tempos”, celebra. 

Um dos momentos mais aguardados desta primeira noite nos palcos principais do festival, João Gomes, fez jus às expectativas ao misturar seus hits do piseiro, interpretações de clássicos da música de Vaquejada, do Forró Pé-de-Serra e ainda sons do seu projeto mais recente, o “Dominguinho”, que gravou junto a Mestrinho e Jota.Pê. O resultado foi uma explosão de alegria no público. 

“Tem sido muito especial ver o carinho da galera, ter o termômetro das nossas músicas, saber o que estão curtindo. É muito importante estar aqui, estou muito feliz”, ressalta o cantor de 22 anos. 

Depois do êxtase chegou o momento do romance tomar conta de todo o local, através do sertanejo da dupla Matheus e Kauan. Os goianos, que completaram 15 anos de carreira juntos, embalaram os casais no adiantar da madrugada, entoando o que já se tornaram hinos na sua primeira participação no Festival da Mandioca. 

Coube ao cantor Manim Vaqueiro, o mais recente fenômeno do piseiro e do forró de vaquejada, assegurar a animação até o raiar já deste dia de São João, 24. E não houve, nem de perto, decepção do número enorme de gente que decidiu acompanhar até o fim da sua inédita apresentação na cidade. 

“Eu vinha pensando, depois de ver uma foto que minha mãe postou em que pouco tempo atrás eu estava passando o São João em casa, louco de vontade de cantar. Agora estou aqui nessa festa, tocando para uma multidão. Estou muito feliz. Deus é bom. Espero ter correspondido com um show maravilhoso para toda essa galera”, ressalta. 

Capital Nacional da Vaquejada

Reconhecido como a Capital Nacional da Vaquejada, por meio da Lei 14.930/2024, o município de Lagarto tem incorporado o clima junino desde os dias 24 e 25 de maio, quando foi aberta oficialmente a programação de festividades do Festival da Mandioca. Nos dias 23, 24, 27, 28 e 29 de junho, o Festival recebe uma série de shows com artistas locais e nacionais que intensificam o fortalecimento do turismo, das tradições culturais e, principalmente, da movimentação da economia, com o crescimento da renda para os trabalhadores lagartenses. O Festival da Mandioca 2025 é uma realização da Prefeitura Municipal de Lagarto (PML), por meio das secretarias municipais do Turismo, Governo e Inovação, Comunicação Social, Cultura, Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo, Saúde, Desenvolvimento Social e do Trabalho, Ordem Pública e Defesa do Patrimônio, Juventude, Esporte e Lazer, Inclusão e Direitos Humanos, Obras, Relações Institucionais, além da Defesa Civil, Guarda Municipal de Lagarto (GML), Departamento de Trânsito e Transportes Urbanos (DTTU) e da Escola Municipal de Governo e Administração Pública (EMGAP).

Fonte: Prefeitura de Lagarto

Compartilhe este artigo