As obras do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPS iJ) seguem avançando em ritmo acelerado no bairro Pratas, em Lagarto. O equipamento, executado por meio do Novo PAC Saúde, do Governo Federal, integra o conjunto de ações da Prefeitura de Lagarto voltadas à ampliação e qualificação dos serviços de saúde mental, especialmente para crianças e adolescentes.
Atualmente, os trabalhos estão concentrados nas etapas de fundação e execução das sapatas, fases iniciais da estrutura do prédio — um importante marco para a concretização do projeto.
Com o avanço das obras, o local começa a ganhar forma, gerando expectativa entre os moradores da comunidade. A dona de casa Lídia Mari Ferreira da Silva comemorou a iniciativa:
“Vai ser tudo de bom para a comunidade, porque teremos o CAPS e uma unidade de saúde bem perto de casa. A população precisava muito disso, especialmente por causa das crianças. Dá gosto de ver o trabalho acontecendo e perceber que o compromisso do prefeito está sendo cumprido”, destacou.
O CAPS Infantojuvenil terá investimento de R$ 1,7 milhão e ocupará uma área de 608 metros quadrados, com salas para atendimentos individuais e em grupo, oficinas terapêuticas, área administrativa e espaços de acolhimento familiar.
Quando concluído, o novo centro passará a compor, ao lado da Unidade Básica de Saúde (UBS) tipo III do bairro Pratas, um polo de saúde moderna e integrada, ampliando o acesso da população a serviços essenciais.
O secretário municipal de Obras, Camilo Roriz, destacou o empenho da equipe:
“Mesmo com as variações climáticas, a equipe mantém o ritmo. Essa obra simboliza o cuidado da gestão com as pessoas, especialmente com nossas crianças e adolescentes, e com a priorização da saúde mental.”
O prazo de execução é de oito meses, e o corpo técnico da Secretaria acompanha de perto cada etapa. Segundo o mestre de obras José da Fonseca Santos, a estrutura está sendo preparada para receber vigas, contrapiso e paredes nas próximas semanas.
As ordens de serviço do CAPS e da UBS Porte III do Libório foram assinadas pelo prefeito Sérgio Reis no último dia 4 de outubro. A UBS, com 665,76 m² de área construída e investimento de quase R$ 3 milhões, também terá prazo de execução de oito meses e oferecerá consultórios médicos e odontológicos, salas de enfermagem, vacinação, curativo, coleta, além de farmácia e espaços de apoio.
Juntos, o CAPS Infantojuvenil e a UBS formarão um complexo de saúde moderno, humanizado e voltado à promoção do cuidado integral à população lagartense.
