Ato em Brasília reúne milhares contra anistia e blindagem de parlamentares

Isto é Lagarto

Milhares de pessoas ocuparam a Esplanada dos Ministérios, em Brasília, na manhã deste domingo (21), para protestar contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Blindagem e o projeto que prevê anistia a golpistas condenados pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023.

Com faixas, cartazes e palavras de ordem como “sem anistia” e “Congresso inimigo do povo”, a multidão marchou pelas seis faixas do Eixo Monumental até o Congresso Nacional. O ato foi encerrado pelo cantor e compositor Chico César, que se apresentou em frente ao Parlamento.

A chamada PEC da Blindagem prevê que investigações e processos contra deputados e senadores só possam avançar com autorização da maioria das próprias casas legislativas, o que, segundo os manifestantes, cria um “escudo de impunidade”. Os participantes também criticaram a tentativa de anistia aos condenados por envolvimento no ataque às sedes dos Três Poderes, que culminou na condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão pelo Supremo Tribunal Federal.

Cartazes e falas durante a manifestação também direcionaram críticas ao presidente da Câmara, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), responsável por incluir a PEC e o projeto da anistia na pauta de votações da Casa.

Os atos deste domingo ocorreram em pelo menos 33 cidades brasileiras, incluindo todas as capitais, com convocação de movimentos como Povo Sem Medo e Brasil Popular, além da participação de sindicatos, estudantes, artistas e organizações sociais, como MST e MTST.

Por Isto é lagarto / com informações Agência Brasil

protestos em Brasília
Marcha percorreu o Eixo Monumental, na Esplanada dos Ministérios – Marcelo Camargo/Agência Brasil
Compartilhe este artigo