O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, esteve em Lagarto para reinaugurar duas obras centenárias: o Colégio Estadual Sílvio Romero e a Casa de Cultura Sylvio Romero. Todas as autoridades do município foram convidadas, exceto os pré-candidatos, que, conforme a lei eleitoral, não podem participar de inaugurações.
A prefeita de Lagarto, Hilda Ribeiro, e seu esposo, o deputado Gustinho Ribeiro, não compareceram às solenidades tão importantes. Há a possibilidade do não comparecimento se dar pelo fato de que a Casa de Cultura foi revitalizada graças a uma emenda de R$ 3 milhões do deputado Fábio Reis, em parceria com o Governo de Sergipe. O prédio funcionará também como acervo pessoal da vida e obra de Sílvio, além de comportar a Academia Lagartense de Letras (ALL).
A prefeita e o deputado não prestigiaram a reforma e ampliação do Colégio Sívilio Romero, que contém mais de mil alunos. Dentre os benefícios foram a revitalização da quadra poliesportiva, ampliação da unidade, criação de laboratórios e salas climatizadas. Após a reinauguração os alunos tiveram aula normalmente na unidade reformada.
Isso evidencia a polarização e acirramento entre os grupos, onde os Ribeiro sentiram a preferência do governador apoiar Sérgio à disputa pela prefeitura de Lagarto – além do fato da emenda ter sido de Fábio Reis – e, possivelmente chateados, deixaram isso prevalecer mais do que a própria história do município sendo reescrita.
Por Henrique Andrade