A Prefeitura de Lagarto, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), participa do processo seletivo de Emendas Participativas com dois projetos voltados à segurança nas escolas e educação para o trânsito. As propostas “Escola Mais Segura: Guarda Presente, Escola Protegida”, da Guarda Municipal de Lagarto (GML), e o “Projeto Trânsito na Escola”, desenvolvido pela Coordenação de Educação para o Trânsito do Departamento de Trânsito e Transportes Urbanos (DTTU), já estão em fase de votação popular, aberta na última terça-feira, 3.
Para votar, o cidadão precisa apenas acessar o site (clique aqui), escolher o projeto desejado e registrar o voto. O resultado da votação será divulgado no dia 25. Cada projeto concorre a recursos no valor de R$ 100 mil, destinados à aquisição de material permanente. A votação segue até o dia 10 deste mês.
O projeto “Escola Mais Segura: Guarda Presente, Escola Protegida” participa de um edital específico voltado exclusivamente às guardas municipais do estado de Sergipe. Já o Projeto Trânsito na Escola concorre em um edital voltado para agentes de trânsito, com outras iniciativas vinculadas à educação nessa esfera.
As duas propostas têm como foco a prevenção e a formação cidadã, atuando diretamente no ambiente escolar. No caso da Guarda Municipal, o projeto busca ampliar a presença da corporação nas unidades de ensino e em seus entornos, fortalecendo a ronda escolar, criada no município no ano passado, além de intensificar ações preventivas, educativas e comunitá! rias.
Atualmente, a GML já desenvolve palestras e atividades preventivas junto às escolas. Com a aprovação da proposta, será possível ampliar esse trabalho, com a aquisição de equipamentos e o fortalecimento de ações voltadas à cultura de paz, prevenção ao bullying, combate ao uso de drogas, enfrentamento à violência doméstica e familiar, além do reforço no patrulhamento escolar.
O diretor da Guarda Municipal de Lagarto, Édipo Moraes, destacou a importância da participação popular nesta etapa. “A votação da população é fundamental para que a gente consiga ampliar a Ronda Escolar, fortalecer o patrulhamento e as ações educativas, garantindo mais segurança e tranquilidade para alunos, professores e toda a comunidade escolar”, afirmou.
Já o Projeto Trânsito na Escola é desenvolvido pela Coordenação de Educação para o Trânsito do Departamento de Trânsito e Transportes Urbanos (DTTU) e tem como objetivo promover a educação para o trânsito desde a infância, por meio de atividades ed! ucativas, dinâmicas e ações de conscientização. A iniciativa aborda temas como respeito às leis de trânsito, uso seguro das vias públicas, cuidado com pedestres e ciclistas e prevenção de acidentes, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis.
De acordo com o diretor do DTTU, Juliano Prata, a proposta permite ampliar e fortalecer as ações já desenvolvidas no município. “O Departamento de Trânsito já realiza esse projeto nas escolas e, com esse recurso, vamos conseguir ampliar as atividades. A ideia é adquirir equipamentos como som e microfone, além de montar um circuito de trânsito itinerante para levar às escolas, com semáforos, bicicletas e jogos educativos. Dessa forma, conseguimos trabalhar o tema trânsito de maneira lúdica, que é a forma mais adequada de dialogar com o público infantil”, explicou.
Participação do município em outras iniciativas
Além dos projetos da gestão mun! icipal, Lagarto também conta com a participação de propostas apresentadas por associações ligadas à agricultura familiar e a hospitais filantrópicos, ampliando o alcance das emendas participativas no município com iniciativas voltadas ao desenvolvimento rural e ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
Na agricultura, os projetos envolvem a implementação de tecnologias no campo, ampliação da estrutura de associações e fortalecimento da renda e segurança alimentar. Já no campo da saúde, a partir de hospitais filantrópicos, iniciativas presentes no município projetam a ampliação de estrutura e equipamentos e fortalecimento de serviços humanizados em hemodiálise.
A participação dos moradores e da comunidade lagartense é fundamental para que as propostas avancem no processo e possam garantir investimentos que fortaleçam políticas públicas de segurança, educação e mobilidade.
Fonte: Prefeitura de Lagarto
