No próximo domingo, 5, com concentração a partir das 14h, na Praça do Tanque Grande, e circuito montado na avenida do Balneário Bica, Lagarto receberá a 10ª Parada da Diversidade LGBTQIAPN+, um dos eventos mais importantes de celebração e luta por direitos. Organizada pela Associação dos Transgêneros de Lagarto (Astral), a parada tem o apoio da Prefeitura Municipal de Lagarto, por meio das secretarias municipais de Inclusão das Pessoas com Deficiência, Acessibilidade e Direitos Humanos (Seminc), do Turismo (Semtur), de Governo e Inovação (Segov) e da Ordem Pública e Defesa da Cidadania (Semop).
A administração municipal assegurará apoio logístico, como a organização do trânsito, e suporte estrutural, com a disponibilização de trio elétrico e artistas. Estão confirmadas como atrações a cantora Aline Souza, o DJ Malafaia e a musa desta edição Aleska Eloisa.
Neste ano, o evento traz como tema “Sobreviver é um ato público: envelhecer com respeito e visibilidade é um direito”, destacando a necessidade de dar voz e garantir dignidade às pessoas LGBTQIAPN+ que atravessam diferentes fases da vida. O objetivo é sensibilizar a sociedade sobre a importância do envelhecimento com cidadania, livre de preconceitos e discriminações.
“A Parada da Diversidade é um marco de resistência e visibilidade. O tema deste ano nos lembra que todos têm o direito de envelhecer com dignidade e reconhecimento. A Prefeitura está de mãos dadas com a sociedade civil para garantir que essa luta seja cada vez mais fortalecida. O apoio ao evento coloca Lagarto na direção de uma sociedade mais plural e respeitosa ”, explica a secretária municipal de Inclusão das Pessoas com Deficiência, Acessibilidade e Direitos Humanos, Lissandra Machado.
A Parada da Diversidade vai além da celebração: é também um espaço de conscientização, diálogo e fortalecimento da luta por igualdade, como ressalta a presidente da Astral, Jeany Martins. “A Parada não é apenas um ato público de celebração e visibilidade. É um momento de reflexão e construção coletiva, porque nossos direitos já existem, mas precisam ser efetivados pelo poder público. Esse momento será possível porque contamos com apoio das secretarias. É um trabalho conjunto que fortalece o diálogo e abre espaço para que possamos avançar. Nós acreditamos que a cidade que queremos é uma cidade de respeito, de equidade e de qualidade de vida para todos”.
A expectativa é reunir um grande público em um momento de festa, mas também de reflexão, mostrando que o respeito à diversidade é fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e acolhedora. Ao apoiar a iniciativa, a Prefeitura de Lagarto reforça o compromisso em construir alternativas que assegurem direitos e ampliem a visibilidade da população LGBTQIAPN+.
Cronograma
Além da parada no domingo, dia 5, as atividades relativas à diversidade LGBTQIAPN+, abrange ainda um workshop voltado a discutir políticas públicas ligadas à população LGBTQIAPN+, envolvendo áreas como educação, empregabilidade, saúde, segurança pública e direitos humanos, na sexta-feira, 3, por meio da Escola Municipal de Governo e Administração Pública (Emgap), a partir das 9h, no auditório do Sintese.
