O deputado federal por Sergipe, Bosco Costa, é um dos três políticos do Partido Liberal (PL) denunciados pela Procuradoria Geral da República (PGR) ao Supremo Tribunal Federal (STF), sob acusação de corrupção na utilização de emendas parlamentares. A denúncia foi revelada pelo site UOL na manhã desta terça-feira, 17, e virou manchete em diversos veículos de comunicação nacionais.
Segundo o site, os deputados – Pastor Gil (MA), Josimar Maranhãozinho (MA) e Bosco Costa (SE) estão sendo acusados de corrupção passiva e organização criminosa. A denúncia envolve o envio de emendas dos parlamentares para a Prefeitura de São José de Ribamar, no Maranhão, com objetivo de desviar o valor. No total, este desvio seria de aproximadamente R$ 1,6 milhão, correspondente a um percentual das emendas, mas a operação não chegou a ser concretizada.
O processo segue em sigilo, mas conforme o site UOL, os acusados serão intimados para defesa e o STF avaliará se eles se tornarão réus. O deputado federal Bosco Costa preferiu não comentar o assunto.
Por Carol Mundim e Verlane Estácio com informações do UOL