
Lagarto se prepara para receber, neste domingo, 24, a 8ª edição da Maratona de Mountain Bike, um dos eventos esportivos mais aguardados pelos amantes da prática esportiva. Mais do que uma competição, a Maratona já se consolidou como um encontro que reúne atletas, famílias, turismo e desenvolvimento local, transformando o município em palco de esporte, lazer, integração social e solidariedade.
Com surgimento a partir da paixão da Equipe Pedal Louco, a Maratona de Mountain Bike se transformou em um dos eventos mais tradicionais do ciclismo no estado. Oficializada no calendário cívico-cultural desde 2017, por meio da Lei Ordinária nº720/2017, a competição cresceu em organização, número de atletas e relevância esportiva, atraindo competidores de diversas localidades de Sergipe e de outros estados do país. De acordo com um dos organizadores da Maratona, Gabriel Loiola, “com o passar dos anos a prova foi tomando forma, ganhando mais estrutura, visibilidade acadêmica e espaço para receber público e equipes técnicas, fortalecendo o seu papel de fomento do turismo esportivo da região”, disse.
Para a oitava edição da Maratona, mais de 230 inscrições foram realizadas distribuídas em categorias como elite masculina e feminina, sub 30, e master A, B, C e D, com percursos open, para iniciantes e pessoas com deficiência (PcDs). Segundo Gabriel, “a Maratona de Montain Bike de Lagarto integra o Calendário Oficial da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), assim como os resultados oficiais são registrados por essa instituição. A edição deste ano, além de ter seus resultados validados pelo Campeonato Sergipano de Ciclismo, também tem uma frente social quando parte do valor arrecadado será doada para o Grupo de Apoio a Criança com Câncer (GAAC)”, pontuou, acrescentando que o reconhecimento da CBC projeta Lagarto no cenário do mountain bike nordestino. “As edições com resultados oficiais e a inclusão no calendário nacional reforçam o nível técnico da prova, que em 2025 volta a oferecer benefícios diretos a atletas federados”, destacou.
A cada ano, o evento cresce em número de participantes e na sua importância para a cidade. Além da disputa esportiva, cuja largada se dá na Universidade Federal de Sergipe, no Campus da cidade de Lagarto, a Maratona promove a prática da atividade física, fortalece o comércio local e impulsiona o turismo, atraindo visitantes de diferentes cidades e estados. Segundo o secretário Municipal de Turismo (Semtur), Wédson Andrade, “o turismo esportivo tem sido uma bandeira levantada pela gestão do prefeito Sérgio Reis, que não mede esforços para apoiar eventos desse nicho. E isso se traduz na lotação da rede hoteleira, em bares e restaurantes cheios, e no impulsionamento do comércio local que ganha com esses acontecimentos. Enquanto gestor do Turismo e presidente da Comissão Permanente de Eventos da cidade, digo que só temos a comemorar porque vemos o grande potencial que Lagarto tem para atividades esportivas e o quanto a cidade se desenvolve com tudo isso”, pontuou.
Assessoria
